Viagens e livros são definitivamente duas paixões que você simplesmente não pode escapar, portanto, decidimos elaborar uma lista de 10 livros para ler antes de viajar para algumas das cidades mais populares ao redor do mundo.

Escolhemos alguns clássicos e alguns textos menos conhecidos: queremos te deixar curioso e fazer com que você conheça livros que te deixem com vontade de fazer as malas e partir. Para te deixar com ainda mais vontade, damos dicas de alguns hostels e pousadas com preços baixos e quem sabe você não lerá um desses livros enquanto estiver hospedado em um dos hostels que indicamos? Boa leitura!

1 - MADRID

MADRID

Iniciamos com a capital espanhola, onde Javier Marías ambienta as páginas da Trilogia sentimental, três romances de amor e suas declinações: Madrid está em segundo plano, mas tem uma presença importante e não poderia ser diferente, já que é uma cidade que tem feito da paixão sua marca registrada!

ONDE DORMIR: em Madrid recomendamos o Mad4You Hostel, hostel excelente, com uma área de troca de livros. 

2 - PEQUIM

PEQUIM

O livro Cartas de Pequim de Suzanne Bernard descrevem a história autobiográfica da autora que está relacionada à China por causa de seu trabalho, mas também pelo coração. Seu retorno a Pequim é atormentado e Bernard conta como esta metrópole em crise está mudando, sem possibilidade de retorno.

ONDE DORMIR: em Pequim você pode se hospedar no Peking International Youth Hostel onde você encontrará um lounge cheio de plantas e flores, simplesmente perfeito para uma pausa de leitura.

3 - ISTAMBUL

ISTAMBUL

Em Minha Istambul, Francesca Pacini nos leva à descoberta da Turquia, vista através dos olhos de uma mulher: Istambul sempre foi a porta entre o Oriente e o Ocidente, dois mundos diferentes, e de alguma forma complementares, coexistindo por vezes conflitantes e muitas vezes em harmonia. Um diário de viagem feminino e cheio de belas fotos da autora, com visões extremamente interessantes sobre a Turquia.

ONDE DORMIR: em Istambul recomendamos o #bunk Beyoglu, boutique hostel, onde todas as camas possuem luzes de leitura para os amantes de livros.

4 - PARIS

PARIS

Adam Gopnik é o correspondente em Paris do "New Yorker", e em seu livro De Paris para a Lua fala de sua experiência na Cidade Luz. Cinco anos que ele pode passar na capital francesa, com seus aspectos mais ocultos e incomuns, conquistado por um mix único cultural da França, no meio do caminho entre a grandeza e a classe inata. O autor leva-nos pela mão, para descobrir as muitas maravilhas de Paris, com uma ironia e sagacidade que vão te conquistar.

ONDE DORMIR: em Paris não deixe de conhecer o Arty Paris, pertinho do Tour Montparnasse, econômico e caracterizado por um ambiente requintado e agradável. Aqui também há uma área de troca de livros.

5 - BERLIM

BERLIM

O céu dividido de Christa Wolf nos leva para a Berlim do início dos anos 60, onde até mesmo o amor, um pouco como em Romeu e Julieta, pode ser impossível. A política é uma rocha sufocante e literalmente se torna intransponível com a chegada do muro que separa a cidade em dois, amantes e famílias.

ONDE DORMIR: se você quer reviver a atmosfera do leste de Berlim citado no livro, reserve o 36 Rooms, um hostel barato no centro do lendário bairro de Kreuzberg.

6 - BARCELONA

BARCELONA

No livro Os mares do sul, Manuel Vazquez Montalban traz seu detetive Pepe Carvalho para investigar um misterioso caso que aconteceu em Barcelona. Estamos em 1979 e há um assassinato de um industrial que não convence muito e a sua inocência parece impossível. Um livro especialmente para quem gosta de suspense.

ONDE DORMIR: o autor catalão escrevia sobre o detetive Pepe Carvalho no bairro Raval, em Barcelona. Se você quiser experimentar esta área, fique no hostel Be Mar.

7 - LONDRES

LONDRES

Londres, como você sabe, é uma Torre de Babel moderna, onde se falam cerca de 300 línguas, e que lugar é mais simbólico neste contexto cosmopolita se não o lendário metrô de Londres? Alex Roggero com o livro Trem para a Babilônia, nos faz viajar ao redor do mundo, através do metrô de Londres, narrando todas as áreas multi-étnicas da cidade.

ONDE DORMIR: em Londres recomendamos o London Eye Hostel: como dá para perceber pelo nome do hostel, está a uma curta distância da famosa roda-gigante, o que você pode não saber é que nas proximidades há o famoso mercado de livros da cidade, o Southbank Centre Book Market (sob a ponte na estação de Waterloo).

8 - MILÃO

MILÃO

A vida ácida foi o livro mais bem sucedido de Luciano Bianciardi, intelectual da vanguarda do pós-guerra. O texto é em grande parte autobiográfico e conta a decisão do autor de deixar a sua cidade (e a família) e ir viver em Milão. Aqui ele terá uma uma vida dedicada à alienação, onde o boom econômico dos anos 60 tem como contrapartida consequências sociais muito pesadas. Um livro que tem mais de cinquenta anos, mas ainda é muito relevante.

ONDE DORMIR: em Milão há um hostel que não só acomoda mochileiros de todo o mundo, mas tornou-se também um ponto de referência cultural para a cidade, com uma vasta gama de eventos imperdíveis. Estamos falando do Gogol Ostello, que vai muito além da experiência de acomodação!

9 - NOVA YORK

NOVA YORK

A Trilogia de Nova York é uma coleção de três curtos romances ambientados na mais do que nunca surreal e alucinatória Big Apple. Parece um romance policial, com traços de Hard Boiled, mas como muitas vezes acontece com Paul Auster, se escondem atrás de mundos aparentemente vertiginosos e misteriosos. Absolutamente recomendado.

ONDE DORMIR: em Nova York você vai amar o NY Moore Hostel, principalmente porque ele é um hostel grande e fica a poucos passos da bela biblioteca Mellow Pages.

10 - AMSTERDÃ

AMSTERDÃ

A culpa é das estrelas é a história de dois adolescentes, Hazel e Augustus, unidos por um destino difícil, afetados por uma doença. Quando os dois se conhecem percebem que eles podem enfrentar os obstáculos de sua condição e resolvem fazer uma viagem juntos para Amsterdã. Mas, o destino não é previsível e não escolhe ninguém. O romance de John Green tornou-se um verdadeiro cult entre os adolescentes em todo o mundo. Prepare-se para chorar muito. 

ONDE DORMIR: este livro é muito amado por mulheres de todo o mundo, por isso recomendamos um hostel só para mulheres, o Hostelle. Aqui tem tudo o que você precisa, até mesmo uma fantástica biblioteca com livros, revistas e jogos!