A Rússia vai muito além do frio, transiberiano, ursos polares, Sibéria e muito além de Moscou. Para quem quer conhecer a Rússia em uma stop over durante um voo de conexão, fazer uma paradinha durante uma viagem ou está por perto e tem apenas um final de semana livre, não tem opção melhor do que conhecer São Petersburgo. Porquê?

Porque:

1) Geograficamente é acessível via ferry, avião e até mesmo ônibus, está perto da fronteira da Rússia com vários países;

2) São Petersburgo vai além da modernidade e do luxo moscovita, unindo tradição, jovialidade e simplicidade;

3) E financeiramente, você não terá surpresas com custos altos e inesperados.

E aqui listamos 5 pontos imperdíveis em São Petersburgo:

1. Catedral do Sangue Derramado

Catedral do Sangue Derramado

Impossível pensar na Rússia e não pensar em suas catedrais ortodoxas com suas cúpulas coloridas e todos os detalhes de arquitetura que preenchem nossos olhos.

Não tão famosa quanto a Catedral de São Basílio no Kremlin em Moscou, mas com certeza tão especial quanto e com muito mais detalhes para serem vistos, a Catedral do Sangue Derramado é uma visita imperdível para quem está em São Petersburgo.

E você sabia? A Catedral oficialmente se chama Igreja da Ressureição do Salvador, porém ficou conhecida como a Igreja do Sangue Derramado por ter sido ali que o Czar Alexandre II foi assassinado.

Caso você tenha tempo, entre e visite o mausoléu e os detalhes surpreendentes dessa construção. Caso estiver com pouco tempo, não perca pelo menos a visita externa.

Lembramos que as filas não costumam ser grandes, então programe-se e vale a pena entrar! As entradas não são caras, por menos de U$5,00 você consegue entrada regular (sem descontos) e os descontos para estudantes, membros da EU podem reduzir o valor em até U$1,00.

2. Palácio de Inverno

Palácio de Inverno

Ah, a arquitetura russa que nos faz sentir como se tivéssemos voltado alguns anos no tempo! E o Palácio de inverno nos traz essa sensação muito próxima. Uma das atrações mais visitadas de São Petersburgo, é considerada um dos maiores tesouros e antiguidades do mundo. Vale a pena visitá-lo, porém caso você decida entrar e visitar todo o palácio, seu museu, considere uma visita de pelo menos 2 horas.

3. Fortaleza de Pedro e Paulo

Fortaleza de Pedro e Paulo

Essa fortaleza é imperdível. É a partir daí que surgiu São Petersburgo, seu marco inicial. A fortaleza foi construída para proteger a Rússia dos ataques suecos durante a Grande Guerra do Norte em meados de 1700. Depois, foi transformada em prisão política.

Hoje, para o povo local, é um lugar para relaxar, curtir uma “praia” no estilo São Petersburgo e para nós turistas, um lugar interessante e que nos apresenta uma vista sensacional da cidade. Nessa fortaleza também encontramos a Catedral de São Pedro e São Paulo, onde foram colocados os túmulos da maioria dos czares russos.

A entrada na fortaleza é grátis, mas algumas atrações como a catedral são cobradas. Também vale ressaltar que São Petersburgo é uma cidade muito eficiente quanto à locomoção e inclusive essa fortaleza é facilmente acessada via tram, metrô e ônibus. Para consultar o mapa interativo de como chegar lá consulte:

http://www.spbmuseum.ru/themuseum/visitors/location_map.php

4. Ilha de Vasilievski

Ilha de Vasilievski

Longe das armadilhas turísticas, um lugar privilegiado, que também vai proporcionar uma visão de São Petersburgo, suas cúpulas e até mesmo da Fortaleza de Pedro e Paulo.

Aí você encontra o prédio da Bolsa de Valores, que ilustra a nota de 50 rublos da Rússia. Se você puder, visite após o anoitecer em um feriado especial e veja o alto das Colunas Rostral pegar fogo no céu noturno. As chamas chegam a até 7 metros de altura. Aproveite a posição no Rio Neva e curta a vista impressionante para a cidade.

Também há museus com esfinges egípcias, pontes que se elevam, palácios, mas o mais encantador dessa ilha é com certeza sentir-se na Veneza Russa, e deliciar-se caminhando ao redor e admirando São Petersburgo.

Há linhas de ônibus que vão até a Ilha Vasilievsky, perto do centro de São Petersburgo. Outra opção é pegar o metrô até a estação Sportivnaya, que fica nas proximidades.

5. Os Canais de São Peterburgo

Canais em São Petersburgo

Ir a São Petersburgo e não caminhar pelos seus arredores é como se não a visitasse. Evite o metrô por alguns momentos, caminhe, se perca, e se encante. Caminhando pela cidade você entenderá que seu encanto não está apenas em pontos turísticos, mas sim em suas construções, arquitetura, população e principalmente, em seus canais.

Os canais de São Petersburgo são a marca de onde essa cidade nasceu. A primeira capital russa, descoberta por Pedro O Grande, em meios a rios e canais, foi construída com toda a força de operários da época, totalizando mais de 100 mil mortes pelo trabalho árduo. Caso sobre um tempinho, aproveite e faça um passeio de barco pelos canais, você não se arrependerá.

Como toda a história russa, São Petersburgo traz à tona uma mistura de grandiosidade com sofrimento e de modernidade com classicismo. Uma bomba de cultura, história e encanto único que vale a pena visitar.

E onde ficar a dormir? Nós damos uma ajuda! Encontra o alojamento ideal para ti, aqui.