Onde o rio Danúbio e o rio Sava se encontram, você verá Belgrado, capital da Sérvia, que depois de muitos anos tristes finalmente começou a desfrutar de um novo sopro de vida.

Como Belgrado ainda não é um destino turístico popular, não há tanta informação sobre o que visitar como em Londres e Paris, no entanto isso não significa que é uma cidade que não vale a visita, especialmente se considerarmos os seus aspectos mais incomuns.

Belgrado é um lugar especial e sua rica história cheia de protagonistas e antagonistas deu origem a algumas curiosidades...

IGREJA RUŽICA

Traduzido do sérvio, significa "pequena rosa" e é um lugar com uma história longa e difícil. Esta igreja tem estado sob o controle dos sérvios, húngaros, turcos e austríacos, e durante algum tempo, foi usada como uma loja de pólvora.

Igreja Ružica - Belgrado

Crédito da foto: srbinside.rs

A real peculiaridade reside no seu interior - os candelabros pendurados foram criados por soldados sérvios, durante uma pausa na guerra, e são feitos de conchas e armas que encontraram no chão. Após a Segunda Guerra Mundial, esses candelabros foram doados pelos soldados para a igreja enquanto ela estava sendo reconstruída.

POÇO ROMANO

É chamado de poço romano, mas na verdade foi construído no século XVIII pelos austríacos. Dizem que o poço foi construído durante a reconstrução da fortaleza de Belgrado, com o objetivo de levar água até o seu interior.

Infelizmente, a escavação não trouxe resultados, a água nunca chegou à fortaleza, e o poço foi usado como um calabouço.

Poço romano

Créditos da foto: beogradskatvrdjava.co.rs

Quando estudos foram realizados em 1940, provou-se que, na verdade, o poço nunca foi conectado ao rio Save.

O poço se tornou famoso graças às muitas histórias e lendas associadas a ele, que conta as histórias das vítimas e prisioneiros jogados dentro e deixados para morrer.

AQUEDUTO ROMANO

Por mais de 1800 anos, o aqueduto romano presente em Belgrado forneceu água à cidade, do bairro de Mali Mokri Lug até o centro, em seguida, foi destruído pelos turcos no início do século XIX.

Dizem que a população de Belgrado manteve tão bem o aqueduto romano, que os turcos os enviaram para Istambul, para manter o aqueduto turco.

O VALE DO SILÍCIO 

Última e não menos importante, a curiosidade final em Belgrado é o seu famoso Vale do Silício, que não tem nada a ver com seu homônimo americano. Silicon Valley é uma rua em Belgrado, cheia de bares e clubes, e recebe esse nome, devido as mulheres que passeiam por lá e possuem implantes mamários de silicone, por isso o nome Vale do Silício.

Vale do Silício

Conseguimos te inspirar para visitar essa cidade fascinante? Então, comece procurando por hostels em Belgrado. Clique aqui para procurar por hostels bem no centro de Belgrado, onde você pode ficar por menos de €12 a diária.