Nápoles é a porta de entrada para o sul da Itália e é o lugar perfeito para explorar os tesouros arqueológicos do país, além das suas ilhas extremamente românticas. Das incríveis ruínas de Pompéia à Costa Amalfitana, a história desta parte da Itália é simplesmente fabulosa.

A terceira maior cidade da Itália é um lugar único e cheio de energia. Mas, quando você enjoar de Nápoles, aqui vão algumas dicas de cidades vizinhas que você pode visitar fazendo bate e volta.

Pompéia

Pompéia

Imagem por Cristiano Medeiros Dalbem (Flickr/Creative Commons)

Nápoles é uma base conveniente para visitar Pompéia. A cidade em ruínas é um dos maiores sítios arqueológicos do mundo. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 a. C., o marco romano é agora um Patrimônio Mundial da UNESCO e continua a ser uma das atrações turísticas mais populares da Itália.

Custa 11 euros para entrar em Pompéia, mas você poderá economizar se comprar o ticket com os 5 principais locais - Pompéia, Herculano, Oplontis, Stabiae e Boscoreale. Este ticket permite que você visite 5 locais em 3 dias por apenas 20 euros.

Além disso, se você visitar Pompéia no primeiro domingo de cada mês, a entrada é gratuita!

Sorrento

Sorrento

Imagem por Ronel Reyes (Flickr/Creative Commons)

Sorrento tem sido o playground dos milionários ao redor do mundo durante séculos, mas você não precisa fazer parte deste seleto grupo para passar um dia por lá. Muitos viajantes fazem de Sorrento sua base para explorar a Costa Amalfitana e as ilhas próximas.

Se quiser dormir em Sorrento, vale a pena reservar um hostel para economizar. Você pode ficar em um hostel em Sorrento gastando apenas 20 Euros a noite.

Capri

Capri

Imagem por vgm8383 (Flickr/Creative Commons)

Com suas lojinhas elegantes e bares de vinho, Capri tem uma reputação de destino de luxo, mas você não precisa falir para visitá-la. Você poderá ficar na praia ou curtir a lendária gruta azul, e tudo isso pode ser feito gastando pouco.

Você pode visitar a parte mais alta de Capri através do teleférico que sai de Anacapri. Mas, se o bilhete de ida e volta de  €10 é muito caro para você, dá para chegar até na parte de cima a pé em uma hora.

E como nas outras cidades, se quiser dormir em Capri, você pode reservar um hostel

Ischia

Ischia

Imagem por Jonathan Melhuish (Flickr/Creative Commons)

A vizinha de Capri é mais conhecida pelos seus spas, fontes termais e a bela vista para o mar. A ilha recebe muito menos visitantes do que Capri e, portanto, é muito mais barata para visitar. A romântica ilha possui o Monte Epomeo, um vulcão adormecido, e é coberta por florestas de pinheiros. Explore as ruínas romanas e desfrute das vistas do Castelo medieval Aragonês.

Pozzuoli

Pozzuoli

Imagem por Ferdinando Marfella (Flickr/Creative Commons)

Apenas a 15 minutos de trem saindo de Nápoles, a cidade é o lar de um dos melhores anfiteatros romanos preservados do mundo e também é famosa pelo seu mercado de peixe. No geral, é muito mais barata e menos turística que Pompéia ou Herculano. Se você quiser economizar e evitar multidões, Pozzuoli é a cidade ideal para você.

*Imagem de cabeçalho por Alpha 350 (Flicker/Creative Commons)