A Gaby fez aquilo que tantos brasileiros sonham: deixar o Brasil em busca de uma vida melhor. Já viveu em três países europeus e visitou outros quatro! Em entrevista ao Hostelsclub, essa 'expert'em Europa conta como tem sido a experiência.
  • 1-Olá Gaby! Pela leitura do seu blog percebi que já viveu e viajou por vários países na Europa. Como é que tudo começou? 

Porto

Bom, antes de tudo eu não estaria aqui se não fosse pela minha mãe, que já morava na Europa e apenas nos trouxe para viver com ela, na Espanha há quase 8 anos atrás. Foram momentos difíceis e de um grande choque cultural, quando me vi em um país totalmente diferente do Brasil. Hoje digo que foi o maior e mais importante passo da minha vida, pois foi através dessa mudança que descobri o meu encanto por viajar e conhecer novas culturas. Vivi na Espanha entre 2010 e 2015, onde aprendi e conheci sobre a cultura Espanhola, que amo de paixão, logo me aventurei em Londres por 3 meses e de lá vim para Portugal, o que foi uma experiência única também. Hoje, aqui em Portugal ja estou há 2 anos, e desde então, o blog Wanderlust tem sido onde partilho tudo lugares que passei e dicas para viajantes que pretendem conhecer a Europa.
  • 2 - Menciona que sofreu um grande choque cultural, quais acha que são as grandes diferenças entre viver no Brasil e viver na Europa? Que conselho gostaria de dar a um brasileiro que queira igualmente vir viver para a Europa?

Murcia

Há imensas diferenças. Educação, segurança, estilo de vida... mas a maior de todas é a violência. Na europa andar tranquilamente pelas ruas, inclusive a noite sem ter receio de ser assaltado ou roubado é algo que no Brasil não existe. É portanto para muitos um choque cultural grande, já que viver com medo no Brasil é algo que ja faz parte do dia a dia.
O meu conselho para quem queira vir morar é apenas: venha! Arrisque-se, não pense duas vezes. Eu amo o Brasil, mas hoje, jamais trocaria a Europa por ele.
  • 3 - Queremos saber também as coisas boas! O que gosta no Brasil que tenha saudades na Europa e o que acha que iria ter saudades se voltasse para o Brasil?

Ipanema

Foto de Marcia Rosa de Getty Images

Eu amo o meu país, apesar de tudo, e há muitas coisas que sinto falta de lá, como a comida! Também sinto falta do “calor” do povo brasileiro, e da facilidade que temos para nos relacionar com pessoas novas. Mas se se algum dia eu voltar para o Brasil, também sentirei bastante falta do estilo europeu de viver. Dos lugares bonitos que só vemos no velho continente e desta “paz” que aqui podemos encontrar.
  • 4 - Viveu no Reino Unido, Espanha e Portugal, quais as principais diferenças entre viver nesses três países? E em qual gostou mais de viver?

Av dos Aliados - Porto

A principal diferença sem dúvidas é o idioma. Que para alguns pode ser uma grande barreira. Fora isso, o estilo de vida é bem parecido, mas notei que na Inglaterra é bem mais corrido, Espanha e Portugal é um pouco mais “tranquilo” por assim se dizer. É dificil elegir um país só, pois cada um tem sua história, mais posso dizer Espanha, onde tive a oportunidade de conhecer a maioria dos lugares que conheço, ter amizade com pessoas de diversas nacionalidades e onde cresci como pessoa.

  • 5 - Ainda existe um grande preconceito relativamente aos hostels por parte dos brasileiros: que são pouco seguros, pouco limpos... Já ficou alojada em hostels? Como foi a experiência?

Sky Backpackers

Sim, em Dublim, e por incrível que pareça só descobri que era hostel ao chegar lá. Apesar disso, havíamos reservado um quarto privado, que nos pareceu bastante barato e com uma localização incrível!
Mas sinto que ainda não vivi bem a experiência hostel, planejo futuramente viajar gastando o básico e isso incluiria ficar em um hostel.
  • 5 - Muito obrigada Gaby! Para finalizar, quais são seus planos para o futuro? Continuar em Portugal? Que países está planeando visitar em seguida?
Noruega
  • Imagem de Matt Lamers do site Unsplash
  • Não tenho planos de ficar muito mais tempo em Portugal, mas vou permanecer aqui por enquanto. Os países que estamos desejando conhecer são os Nórdicos, pelas incríveis paisagens: Noruega e Islândia.