Escolher o melhor bairro para se hospedar em Havana, sem nunca ter estado lá antes, não é uma tarefa fácil. Como qualquer cidade, há áreas onde é melhor para ficar do que em outras, tanto em termos de custos, quanto a facilidade em se deslocar na cidade e visitar os principais locais de interesse.

Pensamos em criar esse guia para lhe ajudar com a escolha, tentando deixar em evidência os pontos de força de alguns bairros de Havana, para que você consiga organizar melhor sua próxima viagem. 

Leia também: 8 coisas que você não pode deixar de fazer em Cuba

HAVANA VIEJA

Este bairro fica em toda a parte antiga da cidade, a parte mais pitoresca e histórica, onde existe uma ampla opção de hostels. Havana Vieja é um dos bairros mais convenientes e de longe o mais recomendado se você quiser desfrutar da cultura e tradição desta cidade. Não se esqueça, que este bairro é um Patrimônio da UNESCO.

havana vieja

Em Havana Vieja você estará perto da Plaza de Armas, a Plaza de San Francisco, Plaza Vieja, o Castillo de la Real Fuerza, o Castillo del Morro e Calle Obispo.

Uma dica se quiser ficar em Havana ViejaYuliet Y Erik é uma pousada, onde Yuliet e Erik (os dois proprietários) disponibilizam 2 quartos. A localização é perfeita, perto de tudo e a gentileza dos dois proprietários é incomparável. O preço também é um ponto a seu favor: 13,50 pesos cubanos por noite por pessoa.

CENTRO HAVANA

Como o nome indica, a sua posição é central, este bairro é caracterizado por ser o verdadeiro coração da cidade e se você é um fã de arte de rua, não irá se decepcionar.

Este bairro não recebeu a restauração das obras que foram feitas em Havana Vieja, mas ainda vale uma visita pelas suas ruas características.

municipio havana

A vida noturna aqui, em comparação com o bairro anterior é bem mais animada, e além disso você estará próximo ao Museu de la Revolución, o Capitolio Nacional de Cuba, a Real Fábrica de Tabacos Partagás, o Museu Nacional de Belas Artes, o Paseo de Martí e Castillo de San Salvador de La Punta.

Uma dica para se quiser ficar no Centro Havana: Paradise Hostel Backpacker é um hostel com 5 quartos, cada um com banheiro privativo. Sua localização é excelente e central, e lhe permite chegar ao bairro de Havana Vieja, a pé, bem como o Barrio Chino e Vedado.

O preço é um pouco mais alto do que a pousada anterior, mas mesmo assim é um hostel bem econômico.

VEDADO

Talvez você já tenha ouvido falar sobre esse bairro, já que é um dos mais famosos de Havana. O Vedado é o bairro mais "moderno" de Havana, perfeito se você quiser se sentir um pouco mais próximo a modernidade que a tradição. A vida noturna aqui, por exemplo, faz inveja ao resto da cidade por seus belos e elegantes locais.

vedado

Aqui perto você encontra: Plaza de la Revolución, o centro político da cidade, e La Rampa, o longo caminho que leva até o Malecón (um caminho todo a beira mar).

Uma dica para se quiser ficar em Vedado: A Casa Karlita está localizada a apenas 100 metros da famosa Universidade de Havana e oferece quartos individuais ou duplos, e em apenas 15 minutos você chega a pé até Havana Vieja.

A diária custa cerca de 14 pesos cubanos por pessoa.

BARRIO CHINO

O bairro chinês em Havana está localizado entre Havana Vieja e Havana Centro, é bem fácil de reconhecer esse bairro, dada a grande porta chinesa que marca o início do Barrio Chino.

O primeiro chinês que chegou em Cuba em 1800, começava a desenvolver a indústria da cana de açúcar, e apenas em 1900 o governo cubano tomou conhecimento do potencial turístico do bairro e decidiu investir e torná-lo o que é hoje: uma área rica em tradição de anos de história.

BARRIO CHINO HAVANA

Esse bairro pode ser uma ótima opção para se hospedar, já que é extremamente central e é cheio de história e tradições.

Il quartiere, per la sua centralità e offerta turistica, è un’ottima zone per scegliere dove alloggiare. 

Onde se hospedar no Barrio Chino: Casa De Jany E Isabel é uma pousada no centro do Barrio Chino, e possui 2 quartos para os hóspedes. 

O preço por noite é realmente muito baixo, e você estará próximo a Casa da Música, Central Park e do Capitolio Nacional.