A Sicília é uma região perfeita para uma viagem de carro, especialmente no verão, devido a suas inúmeras praias, onde você pode parar para tirar uma soneca entre uma etapa e outra.

Uma semana na estrada, essa é a nossa proposta de roteiro, que começa na Catânia e termina em Agrigento.

Dias 1 e 2: Catânia

O aeroporto de Catânia é o quarto maior da Itália em termos de número de voos. E nós escolhemos a Catânia como ponto de partida exatamente por esta razão, já que existem muitas companhias aéreas de baixo custo que chegam aqui partindo de qualquer lugar da Itália ou da Europa.

Catânia

A dica é que você passe pelo menos dois dias em Catânia e se a meteorologia permitir, lembre-se de fazer uma visita ao vulcão Etna, é o mais alto vulcão da Europa, um dos mais altos do mundo e está ativo.  

Aqui você não pode perder: a Piazza Duomo, que fica no centro da cidade, o Anfiteatro Grego Romano, o Castelo Ursino e, se puder, conheça também a parte subterrânea da Catânia. Debaixo do asfalto das ruas da Catânia é possível encontrar uma cidade do século XVI, e é um espetáculo a parte. 

Onde dormir na Catânia: Ostello degli Elefanti Catania

Dia 3: Taormina

Na terceira manhã, acorde cedo e dirija-se a cidade de Taormina, que fica a menos de uma hora da Catânia. Aqui também há um belo Teatro Grego, mas guarde um pouco de fotos para mais tarde, pois não é a única coisa para conhecer nesta cidade maravilhosa.

Taormina

Faça um passeio na Piazza IX Aprile, conhecida como a praça principal de Taormina, já que é cheia de bares e cafés conhecidos. Aprecie a vista, que é grátis e disponível para todos.

Onde dormir em Taormina: Hostel Taormina

Dia 4: Siracusa

Você vai se apaixonar por Siracusa. A Catedral de Siracusa é absolutamente um local obrigatório, especialmente porque já foi um templo grego. E o Castelo Maniace é o lugar perfeito para desfrutar de vistas deslumbrantes da cidade.

Siracusa

La Chiesa di San Giovanni alle Catacombe è un gioiello senza tetto, ma ciò che ti consigliamo di visitare sono le catacombe di San Giovanni, sede dell’antica necropoli cristiana. 

Onde dormir: Artemide B&B

Dia 5: Ragusa

Ragusa é uma cidade barroca, declarada Patrimônio Histórico pela Unesco, por sua preciosa arte barroca. Em Ragusa também tem uma bela igreja, a Catedral de São João Batista, que é o padroeiro da cidade.

Ragusa

Não deixe de fazer um passeio em Ibla (centro histórico da cidade), um percurso que pode ser feito a pé saindo da Catedral e indo em direção a Piazza della Repubblica. Faça esse caminho num horário que consiga ver o pôr do sol para ver as diferentes cores da cidade.

E já que você estará de carro, pode até dar um pulo no Castelo de Donnafugata, antes de partir para Agrigento.

Onde dormir: Hostel H24  

Dias 6 e 7: Agrigento

A rota entre Ragusa e Agrigento, é a mais longa, e vale a pena passar dois dias nesta cidade, já que terá milhões de coisas para ver.

Via Atena é a rua principal da cidade, que depois se espalha por todo o centro. A Basílica de Imaculada é um tesouro que você não pode perder: um edifício do século XIV.

Visite também o famoso Vale dos Templos, para deixar qualquer visitante boquiaberto.

Onde dormir: Reggia Saracena

Agora que você já conhece bem o roteiro, basta só pegar a estrada para conhecer a Sicília de carro!