Nós não queremos entrar nos valores nutricionais ou nos benefícios psicológicos de uma boa cerveja, mas o que é certo é que esta é uma das bebidas alcoólicas mais antigas e mais populares do mundo.

Ao longo dos anos, houve um aumento crescente do interesse pelo turismo por parte dos amantes de cerveja e, de fato, é bastante fascinante viajar para descobrir as tradições e os sabores desta bebida. Também porque muitas cervejarias são organizadas e se tornaram museus reais dedicados à cevada, malte e lúpulo ... com muitas visitas guiadas e degustações inevitáveis!

Selecionamos 5 cervejarias no mundo que merecem ser visitadas.

P.S.: Depois de um par de canecas, você precisará de um lugar para descansar ... considere a possibilidade de reservar um hostel, onde economizará para conseguir beber mais cervejas! ;)

1 - SÃO PETERSBURGO, RÚSSIA

- Cerveja Baltika -

Museu da Cerveja Baltika

Baltika é uma das cervejas mais conhecidas e queridas na pátria (líder incontestável do mercado russo desde 1996). Se você for até São Petersburgo, sugerimos que você faça um passeio pela fábrica onde são produzidas. A Baltika Brewery está localizada no número 3 de "6-y Verkhniy" e, após reserva, é possível organizar visitas guiadas em inglês com notas históricas (você descobrirá que, desde 2008, o rótulo tornou-se parte do grupo Carlsberg) e algumas curiosidades, além de, claro, várias degustações!

 

2 - DUBLIN, IRLANDA

- Cerveja Guinness -

Museu da Guinness

Guinness não é uma cerveja, é uma instituição, uma fonte de orgulho para uma nação inteira. Aqueles que viajam para Dublin simplesmente não podem deixar de percorrer a Guinness Storehouse, uma antiga fábrica que se tornou um museu incrível dedicado a essa amada cerveja em todo o mundo. Dentro deste edifício que mistura elementos de arqueologia industrial com infra-estruturas modernas, você encontrará muitas curiosidades sobre a Guinness (você descobrirá, por exemplo, que o segredo de sua espuma compacta depende do fato de que é aproveitado pelo carbono-nitrogênio e não pelo dióxido de carbono!), lindas lembranças e, no final do percurso, no 7º andar, você chegará ao Gravity Bar, onde você poderá desfrutar de uma cerveja em uma vista de 360​​° de Dublin!

 

3 - NOVA YORK, E.U.A

- Cerveja Brooklyn -

Cerveja se beve em Brooklyn Brewery

Passemos a algo diferente e visamos uma cervejaria artesanal nos Estados Unidos. Estamos a falar da Brooklyn Brewery, uma fábrica que foi recuperada e se tornou uma obrigação para aqueles que amam a cerveja e querem experimentar seus sabores. Estamos em Williamsburg (entre Berry Street e Wythe Avenue), no lado Norte de Brooklyn, uma área já degradada que agora é chamada de lei de tendências. E também em termos de cervejas, estão aqui modas e sabores inovadores, como o Black Chocolate Stout que vem com uma fatia de cheesecake ... mas atenção que tem uma gradação de 10%!

Durante o fim de semana, são organizadas visitas e degustações.

 

4 - MUNIQUE, ALEMANHA

- Cerveja Paulaner -

Visita a cervejaria Paulaner

Na terra bávara, a cerveja não é apenas uma bebida excelente, mas é uma verdadeira religião para a qual você pode se dedicar! Não é coincidência de que Munique seja invadido anualmente por milhões de turistas sedentos de pints durante o Oktoberfest e além. Para aqueles que querem entrar neste culto, recomendamos uma visita à fantástica cervejaria Paulaner: é conhecida como o "paraíso bávaro" e, de fato, basta pensar que aqui a cerveja é produzida com os mais altos padrões de qualidade desde 1634! As visitas guiadas começam no nº11 de Falkenstraße e podem ser reservadas de segunda a sexta-feira às 12:30 ou 15:30.

5 - AMSTERDÃO, HOLANDA

- Cerveja Heineken -

Experiência Heineken

É uma das cervejas mais famosas do mundo, uma loira clara que sabe conquistar e que se tornou um líder no mercado ao longo dos anos: alguns números são suficientes para ter uma idéia, já que o grupo Heineken atualmente possui mais de 130 estabelecimentos em mais de 65 países, com uma força de trabalho de quase 60.000 funcionários e uma produção anual de cerca de 165 milhões de hectolitros !!!

Este colosso nasceu em Amsterdão e é aqui que você pode visitar a fábrica histórica que produziu essa grande loira por mais de cem anos: o prédio está localizado no nº78 de Stadhouderskade e foi completamente renovado para hospedar uma turnê interativa conhecida como a Experiência Heineken, uma espécie de aldeia de brinquedos para amantes da cerveja! :)

 

 

Esta coleção é parcial, pois falar sobre cervejas e não passar pela Bélgica, Áustria e, por que não, a Itália é realmente uma pena! Então estamos à espera de seus conselhos na caixa de comentários abaixo e, quem sabe, talvez na próxima semana possamos escrever um segundo episódio com outras cervejas e cervejarias para visitar todo o mundo! Fique atento.