A Escócia é um país que muitos desejam ir visitar pelas suas imensas cidades medievais, castelos, lagos, montanhas e muitos parques que inspiram uma natureza plena. Se for amante de passeios a pé e esportes como Mountain Bike, este é o local perfeito para você! Mas calma... há muito mais opções acabando sempre por gostar de relaxar num bom spot, comer algo típico como haggis ou de beber. Sim, leu bem, beber - está no país do whisky portanto não fique apenas pelas cervejas e conheça um pouco desta bebida forte (até existe a rota de whisky na Escócia). 

Whisky

Imagem de The Essential journal do site Pinterest

Em toda a Escócia você vai ver muitas ovelhas e vacas peludas (da raça Highland Cattle).

Você pode começar pela capital, Edimburgo:

1. Castelo de Edimburgo: O castelo situa-se no Castle Rock, uma rocha de origem vulcânica extinta há muitos anos atrás. Foi palco de grande importância para a cidade servindo como fortaleza. Dentro do castelo tem várias salas e zonas de visita para conhecer um pouco mais da história sendo que um dos maiores destaques é a coleção de jóias. 

2. Câmera obscura e Mundo das Ilusões: Perto do castelo há este local fantástico que não pode deixar de ir, sendo uma das grandes atrações da cidade. É um local de ilusão ótica, com vários andares e você vai rir muito de se ver mais gordo, sem pernas, a dobrar, a trocar corpos com seus amigos, ver se é mais quente ou não que eles... ou somente de não se aperceber como tais coisas são possíveis! No último andar, há sempre um show onde visita a cidade de forma muito mais divertida, mas mais que isto não podemos contar!

Câmera obscura e Mundo das Ilusões

Imagem de World for Travel do site Pinterest

3. Arthur's seat - "O assento de Artur": Você tem uma longa caminhada até atingir esta atração onde verá uma vista magnífica da cidade!! Está localizado no Holyrood Park e é um vulcão extinto que outrora esteve em erupção há milhões de anos. O porquê do nome não se sabe ao certo mas se imagina que tenha ligação ao Rei Artur. Pode optar por subir até ao topo ou não, mas acredite que vale muito a pena. Até lá vá filmando e tirando muitas fotos e selfies sempre com uma aguinha consigo e sapatos bem confortáveis! Chegando ao topo, você vai levar com um enorme vento na cara portanto se é friorento, é melhor levar um casaco. 

4. Tem muito mais locais por onde pode passar como o Jardim Botânico Real, Calton Hill, Museu Real da Escócia, Princess Street Gardens e dar umas voltas pela cidade. Você pode ficar muito bem alojado - veja aqui

Outro percurso que pode fazer na Escócia é visitar a Ilha de Skye e percorrer o Lago de Ness

Para melhor desfrutar, seria muito melhor alugar um carro, pois não depende de horas de transporte! 

A Ilha de Skye tem transportes internos, mas são mais regulares durante a Primavera e o Verão. Durante o caminho vai notar ovelhas soltas pelas estradas que fazem parar qualquer condutor e verá muito verde!

1. Portree: Vila principal da ilha onde tem uma praça, lojas, cafés e se procurar bem acabará por achar um porto com casinhas típicas de várias cores, que se chama Portree Harbour. 

2. Quedas de água como Mealt falls e Fairy Polls.

Fairy Pools

Imagem de Daniel Stockman do site Flickr

3. Kilt Rock: Sabe certamente o kilt escocês, o traje bem tradicional da Escócia, bem legal, né? Agora imagine uma rocha a representar esta fatiota. Imagina? Pois, muito díficil, vá dar uma olhada!

Kilt escocês

Imagem de Alanrither do site Pixabay

4. Dunvegan Castle and Respective Gardens: Passagem obrigatória e é um dos castelos mais antigos habitado continuamente na Escócia. 

Tem muito mais locais para explorar na Ilha de Skye e claro que se tiver bom tempo e tiver saudade de praia sempre pode ir à Claigan Coral Beach.

Quanto ao Lago Ness, um alto ponto da sua viagem que faz parte das Highlands da Escócia, pode ser percorrido de carro, numa excursão e ainda pode experimentar fazer o passeio de barco e quem sabe.... pode encontrar o monstrinho Nessie! É um lago enorme que vai ocupar-lhe muito tempo (às vezes mais que um dia se assim optar!). É um ótimo local para se deliciar pelas paisagens e trilhos naturais!

Lago Ness

Imagem de Je535 do site Pixabay

Se gosta de Harry Potter, pode fazer um desviozinho e ir até ao viaduto de Glenfinnan, onde foi palco de cenário para os filmes passando o Hogwarts Express.

Para acabar um dos roteiros da Escócia, passe por Glasgow e fique bem confortável numa caminha maneira. Glasgow dá para ver em 1 dia e meio (mas pode sempre ficar mais) tendo a Catedral e a Necrópolis, os jardins, a universidade, Museu e Galeria de arte Kelvingrove e outro museus, e percorrer as ruas enormes cheias de vida!

Glasgow

Imagem de Paisley Scotland do site Flickr

*Imagem de capa por FrankWinkler do site Pixabay