Verona, mais conhecida como a cidade dos amantes, ou também como a cidade de Romeu e Julieta, ou também como a mini Roma; não importa como você decida chamá-la ou qual das suas maravilhosas atrações te atrai mais, é impossível não se encantar por Verona!

Não é a capital do Veneto, e é uma cidade que possui apenas 270 mil habitantes (aproximadamente). Então, o que fazer e por que ir?

Aqui vão cinco motivos e cinco dicas imperdíveis que vão fazer você querer voltar à Verona, muitas e muitas vezes:

A Arena de Verona

Coliseu de Verona

A Itália é muito além de Roma. Apesar que é possível sentir-se em uma mini Roma ao chegar em Verona. Sua arquitetura antiga, suas estradas e principalmente sua Arena nos fazem lembrar muito da capital. Chamada também de um Mini-coliseu, a Arena não é apenas isso, é um anfiteatro com todo o seu charme e encanto. Além disso, com sua capacidade média de 30000 espectadores, e suas estrutura muito bem conservada para tantos séculos de história, não deveria ser chamada de mini, não acham?

A Arena também é palco para shows e espetáculos a nível regional, nacional e até internacional. Caso você esteja a fim de encontrar seu cantor e/ou artista preferido, fique de olho!

Piazza Del Erbe

Piazza delle Erbe

Verona pode ser uma cidade romântica para os enamorados, mas também é uma cidade cheia de vida e aberta à modernidade. Para entender melhor esses contrastes, nada melhor do que caminhar e observar, sentindo e vivenciando essa realidade. Em 24 horas de passeio você não pode deixar de ir até a Piazza del Erbe. Lá você encontrará uma mistura de lojas de grife, marcas caríssimas, lojas mais estilizadas com as igrejas e tendas de comida de rua de Verona, uma mistura que vale muito a pena ver.

Próximo à praça você encontrará também A Casa de Juliete com a sua famosa varanda onde pode ficar imaginando a Juliete escutando as juras de amor de Romeu. Caso você queira visitar a estátua da Julieta que se encontra ali também, tire um tempo extra, pois está sempre lotada de turistas. 

Castelvecchio

Castelvecchio

Além de um castelo, o Castelvecchio é uma fortaleza em um estilo muito militar, que nos remete a tantos anos de história italiana e ao início de Verona. Além de deslumbrante, você não pode deixar de caminhar pela ponte dentro do próprio castelo e cruzar, chegando ao outro lado do rio e tendo outra visão belíssima do castelo e da cidade. Uma caminhada seguindo o rio também é uma super dica para quem visitar Verona na Primavera ou Verão e quiser ver as paisagens mais naturais da cidade.

Ver Verona do Topo da Torre dei Lamberti 

Torre dei Lamberti

Essa torre, localizada na Piazza del Erbe, foin construídas por aristocratas para mostrar seu poder e por isso é a mais alta da cidade. Assim, você terá uma visão privilegiada da cidade. A torre está aberta para visitar e subir até seu topo a partir das 10:00 até às 18:00. O bilhete custa 8,00 € e inclui a entrada na Galleria d’Arte Moderna

DICA DE OURO: Todo primeiro domingo do mês a entrada é apenas 1,00 €. Aproveite!

Comida

Pizza

Não é um ponto turístico, mas como estar na Itália e não comer? Comer comida italiana faz parte de entender a cultura, tradição e claro, conhecer o lugar. A região do Veneto não foge dessa realidade e em Verona você encontrará restaurantes, bares, osterias, com muitas opções de cafés, expressos, massa, lasagnas e claro, pizzas deliciosas. Mesmo sendo uma cidade turística, Verona comporta opções de alimentação para diversos paladares, dos mais requintados até os mais simples, sem perder a tradição gastronômica italiana. Resumindo, é possível alimentar-se bem gastando pouco.

Itália possui várias pequenas cidades muito charmosas que valem a pena a sua visita! Não só Verona como também Bolonha, publicámos recentemente um artigo sobre essa cidade, dá uma olhada aqui.